segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A chegada da vida adulta. CARALHO, e agora!? - Por Renan

Sobre essa história de se tornar adulto.

Tudo na vida da gente tem algum marco. Algo que nos faça “passar de fase”.
Seja na escola, nos relacionamentos ou na vida em geral. A gente sempre tem um indício; àquilo que nos mostra que uma nova fase está por vir.
(Vamos abrir parênteses aqui e lembrar da fase em que entramos na série onde finalmente podemos usar fichário e usar caneta!)

Pena que estas comparações não se aplicam à vida adulta, e daí vem a questão:
Quando foi que me tornei adulto?

Não podemos dizer que é quando se começa a entrar no mercado de trabalho, porque na maioria das vezes isto ocorre bem antes, logo no início da adolescência.
Antigamente essa mudança de fases era mais perceptível por conta dos casamentos que aconteciam muito precoces. Meus avós maternos por exemplo se casaram com 16 e 18 anos. Imagine só... aos 20 anos minha avó já era mãe de duas crianças


O processo de amadurecimento é intenso, porém interno. Não são casamentos, trabalho e nem estigmas impostos pela sociedade que nos definem como um ser adulto. Todo mundo conhece aquele “tiozão” mais velho que não se vê como tal, pois age como se tivesse entrando na adolescência. E não pelo fato de estar indo à festas e etc, isso todo mundo pode fazer. Não há limites para festejar, vestir roupas, ousar e ser aquilo que você quer ser. Mas as atitudes pelas quais algumas pessoas se portam nos fazerem refletir:  


“Gente, quantos anos ele tem? 15?”
Estamos cagando alguma regra aqui em relação ao que você deve ou não fazer? NÃO. Mas a questão é que como seres que vivem em sociedade, regida por regras e leis que imputam em determinadas ações, devemos nos colocar como responsáveis pelos nossos atos e encarar de frente o que nos foi imposto como responsabilidade.

Ainda precisa de exemplos:
*Filhos *Pais idosos que necessitam de cuidados especiais *crianças *contas a pagar *suportar pessoas que infelizmente devemos suportar pela boa convivência, e o mais importante:
                                                    
                                             RESPEITO AO PRÓXIMO

Felizmente pude descobrir a tempo que idade cronológica não deve ser levada em conta quando o assunto é amadurecimento.
Ao mesmo tempo em que situações como esta acontecem, há as pessoas que aos 15 já amadureceram toda uma vida. Amadureceram tudo aquilo que alguns indivíduos nunca vão sonhar em chegar. Sabe porque? Porque existem pessoas que realmente não se importam em parar para pensar na realidade.

Elas vivem em um mundo imaginário onde nada de sério é levado em consideração. A infantilidade, o espírito de que “tudo é engraçado, e que o mundo tá muito chato por existirem pessoas tão sérias” sempre vão permanecer nelas.
Cabe a cada um refletir a respeito disto. Por a “mão na consciência” e pensar: “O que eu estou fazendo da minha vida e com quem está próximo à mim?”

Um desses momentos de reflexão que muitas vezes passa despercebido por nós é aquele em que dizemos para nós mesmos: “Que diabos eu estava pensando quando (fiz tal coisa)?”.
Isso é um amadurecimento pessoal. A gente não deve se envergonhar de quem foi, ou de atitudes feitas no passado. Persistir nestes pensamentos, e não mudar a “cabeça” é o que te torna idiota.
 

Assumir o que você fez, quem você foi e provar a si mesmo foco nesta parte: (PROVAR A SI MESMO) que você mudou e viu uma melhora em tal atitude, é realmente algo engrandecedor.
Se cada um fizesse esta auto reflexão o mundo se tornaria um lugar com menos pessoas ignorantes e com mais sabedoria.

Mas isso vai de “cada um”.
“Ninguém é igual a ninguém”
“Eu sou assim e pronto”
“Aceita porque esta é minha opinião”... 

Eu poderia citar mais um monte de frases do tipo que vemos todos dias espalhadas pelas redes sociais e em conversas de botecos, os quais já frequentei com o meu pai... Porém, acho que já deu né?

Fica aqui minha reflexão final do meu pensamento na questão: O que é ser adulto?:

Olhar para o passado com outra visão, enxergando seus erros, se inspirando no acertos e seguindo a vida com responsabilidade pelos próprios atos e RESPEITO AO PRÓXIMO

"E vc, quando foi que se auto questionou "Ja sou adulto?"
Deixa ai nos comentários e conta pra gente sobre seu amadurecimento"
xoxo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário