quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Cronograma capilar por Arélica

Olá, meninas!

O assunto de hoje é CABELOS. E aí, como está a saúde do seu? O que você tem feito de cuidados para que ele cresça forte, saudável e cheio de brilho? Você sabia que não existe apenas hidratação e que, dependendo do estado do seu cabelo, o mais indicado seria uma nutrição ou até mesmo uma reconstrução capilar? Bom, vamos por partes, primeiro vou apresentar a vocês o que é o nosso queridinho cronograma capilar.

O que é cronograma capilar?

Trata-se de uma rotina de cuidados com o cabelo, envolvendo hidratação, nutrição e reconstrução, a fim de repor a massa perdida no cabelo no dia a dia. Geralmente, monta-se uma tabela de cuidados por semana, para que assim fique mais fácil de visualizar e separar os procedimentos a serem feitos. A quantidade de hidratação, nutrição ou reconstrução dependerá do tipo de reposição que seu cabelo necessita. Abaixo um breve resumo do que é cada um dos 3 e como fazer de uma forma simples.

Hidratação: Como o próprio nome sugere, é a reposição de água. Geralmente, é a mais feita, de 2 a 3 vezes por semana, pois não sobrecarrega os fios. Após a hidratação você sentirá seu cabelo mais macio, maleável e brilhoso. Você pode fazer uma hidratação em casa, usando máscaras de hidratação [veja exemplos na foto abaixo] após lavar o cabelo com shampoo, deixando a máscara de 15 a 30 minutos no cabelo, e após, isso, enxaguar bem.
Exemplos de produtos para hidratação que você pode usar



Nutrição: Ou umectação, trata-se da reposição de lipídios do cabelo. O processo de nutrição é muito importante, pois, ajuda a manter a hidratação natural dos fios e os mantém alinhados. Pode ser feito com óleo vegetal 100% natural, como óleo de côco, óleo de argan e até mesmo azeite de oliva extra virgem. Para fazer, basta aplicar o óleo em toda a extensão do cabelo sujo (evitando a raiz), esperar no mínimo 1 hora e depois lavar com shampoo e finalizar com condicionador. Muitas pessoas inclusive dormem com o óleo no cabelo, lavando-o assim somente no outro dia. Recomenda-se fazer de 1 a 2 vezes por semana apenas, sendo 1 vez semana geralmente suficiente.


Reconstrução: Devolve a queratina para o fio. É recomendada quando o cabelo está extremamente danificado por processos químicos (alisamentos, tinturas, etc) e  sofre corte químico, fica emborrachado, etc. Deve ser realizada em um período a cada 15 ou 30 dias apenas, pois o excesso de queratina no cabelo, pode causar o efeito contrário, deixando duro, sem vida e quebradiço. Comece lavando muito bem o cabelo com shampoo anti-resíduos para que as cutículas do fio se abram. Em seguida, com a toalha retire o excesso de água e aplique a queratina líquida mecha por mecha. Deixe agir de acordo com o recomendado na embalagem do produto que você usar. Por cima, use uma máscara reconstrutora e deixe agir por mais alguns minutos (recomendado na embalagem). Enxague o cabelo, passe um protetor térmico e faça uma escova. Finalize com a chapinha, caso você deseje. Espere 48h até a próxima lavagem.

Como eu posso saber do que meu cabelo está precisando?

É bem simples! É só fazer o teste de porosidade. Pegue um fio de cabelo seu, coloque em um copo com água e veja como ele reage: 

Ok, e como unir todos esses cuidados de um jeito fácil e organizado?

É só fazer o cronograma capilar! O cronograma capilar oficial (ideal para iniciantes) é composto por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e 1 reconstrução. Cada procedimento deve ter pelo menos um espaço de tempo de 48h.  Abaixo, segue uma tabela para você se inspirar e fazer no seu cabelo:





✨Bom pessoal, então esse foi o post de hoje espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida deixem nos comentários⤵, ou se fizer me digam depois o que acharam (NÃO ESQUECE TÁ?), um beijo e até semana que vem 😘


Minhas redes sociais ↓

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário