segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Dica de Leitura: Tudo pode Acontecer, de Will Walton por Renan



Hey meus caros, hoje é dia de post do "bendito é o fruto entre essas incríveis mulheres", eu mesmo: RENAN \o/

E hoje vou falar de um livro muito especial: TUDO PODE ACONTECER, o primeiro livro do jovem autor Will Walton.
Como tudo hoje em dia gira em torno de críticas, segue abaixo a opinião de alguns autores sobre o livro do jovem:

                     "Uma estreia admirável sobre a trajetória totalmente imprevisível e irremediável de estar apaixonado e reconhecer o seu lugar no mundo." - David Levithan, autor de Todo dia e coautor de Will & Will: Um nome um destino, em parceria com John Green.
"Will Walton faz mágica em sua divertida-triste-bela história de estreia. Esse livro é bom. De fato é. É, de verdade." - Jennifer Niven, autora de Por lugares incríveis, best-seller do New York Times 

Agora que já sabem um pouco do autor, das críticas, já viram fotinha dele e tudo mais; vamos falar do conteúdo do livro! \o/ 

Este definitivamente é o primeiro livro em que me vejo como personagem, fazendo parte de fato de toda a história.
Estamos falando de um livro onde o personagem principal é gay, ama dançar, tem uma certa conexão com a família, e acima de tudo: a amizade se faz presente a todo instante em sua vida.

Pois bem, escreveram minha biografia e eu não estava nem sabendo! HAHA!


Tretch Farm é um garoto do ensino médio que decide nos contar como descobriu que estava apaixonado pelo seu melhor amigo, Matt Gooby.
A história se passa naquela fase de férias do ensino médio, mas inicia com a clara e típica participação do valentão praticante de bullying: CLICHÊ? Não, é a realidade.
A realidade que muitos escondem ou que disfarçam em meio a correntes enviadas em grupos de WhatsApp dizendo: “Me chamavam por tal apelido e nem por isso sou traumatizado.” 

 
O bullying vai muito além de somente colocar apelidos.

No livro temos um exemplo das consequências que o bullying pode trazer. (não é spoiler, mas é algo que faz nosso personagem principal refletir a respeito).
Festas de fim de ano, amigos dormindo na casa um do outro, cinema, encontros, bailes e todas essas maravilhas da adolescência acontecem nesta história incrível, que vai muito além do que a capa com cara de livro de YouTuber nos apresenta HAHAHA’.
Toda aquela ansiedade em torno do primeiro beijo, ou até mesmo a dúvida de: "Será que estou apaixonado?" também estão presentes nesta aventura. 


Ganhei este livro de um amigo muito especial, que o me enviou do Rio de Janeiro dizendo que eu precisava ler este livro pela semelhança com os acontecimentos da minha vida. O Miguel acertou, este livro veio no momento exato. A cada página que lia era uma lição diferente que eu tirava.
Há momentos divertidíssimos que nos fazem parar, colocar o livro no colo e realmente imaginar a cena em questão.
Há também citações de artistas como Ellie Goulding, ABBA, Taylor Swift, e até mesmo às sagas Crepúsculo e Harry Potter. Em algumas cenas Tretch cita músicas da Ellie Goulding, e claro, não resisti e coloquei o fone ouvindo a música em questão. A sincronia da música com o sentimento que a leitura nos passava naquele exato momento foi incrível!

É um livro, com momentos reflexivos daqueles em que você pensa:

Gente, esse livro tá falando comigo

REPITO: Não se deixem levar pela capa com rosto do menino lindo <3 haha’

O livro é muito além de um rostinho bonito. São vários rostinhos lindos com histórias incríveis.

Quem é gay vai se identificar ainda mais com a história de Tretch. Todas as inseguranças, medos, cuidados e demais situações que acontecem, que podem acontecer ou que somente acontecem na nossa mente (?) estão presentes neste livro.

Há alguns casos em que o personagem se depara com determinada situação, onde um simples fato desencadeia várias hipóteses mas que se passam somente na sua mente. E que talvez nem chegue perto de acontecer. Quem nunca?
É por isso que ele fala com a gente, até mesmo aquelas situações que você pensa que só você passa estão lá, pra te mostrar que você (gay ou hétero) não está sozinho no mundo.


Há alguns dias, antes de ganhar o livro escrevi o seguinte trecho na minha agenda:

“Coisas acontecem por um motivo. Resta a gente entender (ou não) esse motivo e esperar sempre que o melhor aconteça. Mesmo que não pareça, no final dá tudo certo”Renan

E nas páginas finais do livro, encontro o seguinte:

Acredito que as coisas vão melhorar para mim, mesmo que às vezes isso pareça difícil. Mesmo nos momento em que fecho meus olhos e tento imaginar isso acontecendo com toda a força, e às vezes não consiga. A questão é que, se as coisas realmente forem melhorar, então está ótimo” – Tretch Farm

Preciso dizer algo mais?

As lições tiradas deste livro servem para nos dar esperança pra seguir em frente porque a gente espera que no final “tudo fique bem”.
 

Espero ter despertado em você uma pontinha de vontade de ler o livro!

Você consegue comprar o livro no link abaixo!  

Caso já tenha lido, deixe aqui sua opinião nos comentários.
#vemcontarsuaexperiência ;) 


xoxo




Um comentário:

  1. Quando eu li este livro imediatamente surgiu o seu nome na minha mente. Tudo que eu sabia sobre vc me foi recontado nessas páginas... Desculpa pela demora do livro mas fico feliz ao saber que o livro chegou no momento certo..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário