sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O ruivo dos sonhos com Henna (1 de 2) por Jôicy



Oi gente, tudo bom?

Esses dias eu estava fazendo as contas, e já estou quase completando 2 aninhos de ruivo dos sonhos. Sendo assim resolvi "comemorar" contando pra vocês o passo a passo de como eu consegui deixar meu cabelo do jeitinho que eu sempre sonhei.
Peço desculpas de antemão mas, é muita coisa e muitos detalhes necessários então precisei dividir o post em dois, esse lindão aqui, e uma segunda parte com o tutorial de como eu fiz o meu, que sai na próxima sexta (25).

Então, vamos lá:

- A henna é uma planta indiana e funciona como uma pigmentação e não como coloração. A pigmentação reage diferente no cabelo do que a tinta: ela entra nas escamas do cabelo e se integra à estrutura do fio enquanto a tintura/coloração apenas forma uma película, pela parte de fora do fio. É devido a isso que a henna "não desbota".

- A henna 100% pura só existe em uma coloração: cobre. Existem outras plantas da mesma família que servem para a mesma finalidade resultando em outros tons de pigmentação como o preto e o loiro. Eu não aconselho a utilização de nenhuma henna que não seja 100% natural. Qualquer composição extra na fórmula pode afetar o resultado final.

- Como já foi dito, a henna é uma pigmentação portanto ela não tinge o cabelo. Devido a isso é de extrema importância que você estude a base que seu cabelo deve estar para chegar no tom que você quer. Existe essa tabelinha abaixo, que me ajudou demais no começo e dá uma super ajuda mas, eu aconselho que você escolha a base de acordo com experiências de quem já conseguiu uma cor parecida com a que você deseja e principalmente, siga a receita porque né, a imagem abaixo é só uma estimativa:



- Nunca, de maneira alguma, nem se te pagarem, coloque materiais que não sejam de plástico (ou madeira) em contato com a henna. As substâncias reagem e provocam alterações no resultado final. O metal por exemplo escurece demais a tonalidade.

- Não se esqueça da luva, por favor, sério. Se puder colocar duas, coloque. Eu nunca tive problema com manchas na pele enquanto usava a Casa da Índia mas resolvi experimentar outra marca no domingo (Powder Yogi) e estou até agora com os dedos alaranjados :(

- Por entrar na fibra capilar e integrar o núcleo do cabelo a henna é MUITO difícil de ser retirada então se você realmente desejar entrar nesse mundo, tenha certeza absoluta disso, pois o caminho de volta é bem tortuoso.

- Outra grande vantagem da henna é a durabilidade. Diferente das tintas normais, a henna pode ser congelada caso você não use a mistura totalmente. Geralmente as pessoas colocam ela em saquinhos para organizar no freezer. Para utilizar depois é só tomar o cuidado de descongelar em banho maria, com bastante calma.

- Sobre desbotar ou não: Desbota sim, obviamente mas, não é nada comparado às tintas. Eu por exemplo só fui notar desbotamento com seis meses, é realmente muito sutil. Na verdade o cabelo só vai perdendo a tonalidade vermelha e ficando mais para o lado loiro, nada realmente visível.

- "Meu deus do céu ficou NEON!" Sim, fica mesmo. Por ser uma pigmentação natural a henna demora em média 1 semana para oxidar e reagir ao seu cabelo. Então, fique tranquila, fica neon sim mas depois "assenta" e tudo volta à normalidade. Aliás, vale lembrar nesse ponto que cabelos possuem estruturas e composições diferentes e isso pode variar o resultado, eu mesma já ouvi várias histórias de meninas que já haviam "oxidado" em 3 dias.

- Ainda sobre a composição 100% pura - eu só conheço e recomendo 3 marcas: A casa da índia, que vende no site oficial (tanto a tradicional da embalagem marrom, quanto a composta da embalagem verde); A Powder Yogi que é vendida pela maravilhosa Iara, lá no facebook  e a Surya que eu particularmente não conheço e não sei onde vende, só ouvi falar.

- Mais um ponto importante que quase todo mundo esquece: a henna escurece se você for aplicando várias camadas. Digo isso de coração aberto porque eu mesma só descobri depois da terceira hennada e ver acontecendo no meu cabelo, Então, é preciso ainda mais cuidado pra fazer a raiz só com ela, aplicando realmente somente na raiz.

- Aparência: como já foi dito a henna é uma planta e chega pra você em formato de pó. Esse pó é bem estranho e de uma tonalidade verde meio marrom (não se assuste!). O cheiro também é bem característico de planta então, se você tem algum problema com cheiro procure dicas de como amenizar isso na receita. Muitas meninas usam por exemplo, canela na receita e funciona muito bem. E sim, tudo bem que as receitas e consistências variam mas geralmente a henna meio que seca, como se fosse um barro ou argila.



- Receita - Não existe receita verdadeira ou padrão. Elas variam de acordo com a marca e a tonalidade que você quer. Eu mesma só usava receitas que iam ácido para liberar a cor, e dessa vez fiz uma só com água morna, e deu super certo da mesma forma. O tempo de repouso também varia de acordo com a receita e temperatura mas em geral ela está pronta para aplicação quando escurece a camada de cima da mistura. Abaixo segue uma tabelinha para ajudar você a calibrar a sua receita com o tempo de repouso. Detalhe importante: por vir em formato de pó ela tende a fazer bolinhas ao misturar e dá um pouco de trabalho pra tirar. Mas sim, você tem que misturar até ficar homogênea para garantir a cor uniforme.



- Tecnicamente a henna não mancha. No meu cabelo mesmo as pontas estão mais escuras e a raiz obviamente bem mais clara mas, por ser algo 100% natural com o cabelo solto essa mudança de tonalidade fica praticamente invisível e muito natural.

Então galera, por hoje é só.
Sexta que vem eu trago o passo a passo de como eu fiz o meu com muitas fotinhas e todos os detalhes para ajudar vocês nessa saga. Se você está em busca do #ruivodossonhos compartilhe suas experiências com a gente usando as hashtags, principalmente a oficial #liiamaralblog pra gente poder ver e te ajudar sempre que possível!

Bjs de luz ;*

Minhas Redes Sociais 
Instagram | Blog | Face

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário